Ouvidoria, E-sic e Perguntas.

Home Ouvidoria, E-sic e Perguntas.

.

Nesta seção são disponibilizadas: Ouvidoria, E-sic e perguntas frequentes sobre a Câmara Municipal de Tailândia é um importante canal de comunicação da sociedade, onde o cidadão contribui para a melhoria do poder público municipal.

 Em conformidade com:

 Artigos 48, 54, 55, e 63, inciso II, alínea “b”, da Lei Complementar nº 101/2000.

SIC Físico (Atendimento Presencial)

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

SEGUNDA À SEXTA DAS 08:00 ÀS 14:00 

Telefone: (91) 99249-5065

ENDEREÇO DA UNIDADE

LOGRADOURO: PC SÃO FRANCISCO

NUMERO: SN   BAIRRO: CENTRO

PRÉDIO: ALACID NUNES

MUNICÍPIO: TAILÂNDIA, PARÁ

CEP: 68695-000

e-SIC (Atendimento Eletrônico)

- Pedido de Informações sobre assuntos referente a LAI;

Solicitar Informação

Ouvidoria

- Solicitações, denúncias, sugestões, reclamações e elogios;

Solicitar Informação

Fale Conosco

-Outras demandas;

SEGUNDA À SEXTA DAS 08:00 ÀS 14:00 

Telefone: (91) 99249-5065

E-mail: camaradetailandia@gmail.com

Solicitar Informação

Perguntas Frequentes

DÚVIDAS FREQUENTES

CONCEITOS GERAIS

1. O que é Legislatura?

Período de funcionamento do Poder Legislativo que coincide com o mandato dos Vereadores, com duração de 4 anos, composto por 4 sessões legislativas. Cada sessão legislativa corresponde ao ano civil de 1º de janeiro a 31 de dezembro.

2. O que é Sessão Legislativa?

É o período de tempo utilizado no âmbito do Poder Legislativo, coincidente com o ano civil de 1º de janeiro a 31 de dezembro. Cada legislatura  – cuja duração coincide com o mandato dos Vereadores  – compõe-se de 4 sessões legislativas.

3. O que é Proposição?

É toda matéria sujeita à deliberação da Câmara: projeto de lei ordinário, projeto de lei complementar, projeto de resolução, projeto de decreto legislativo, projeto de lei delegada, proposta de emenda à Lei Orgânica, emendas, veto, parecer, requerimento.

4. Quem pode apresentar Projetos de Lei na Câmara Municipal de Belém?

O Prefeito, os Vereadores, as Comissões Permanentes, a Mesa da Câmara, e os cidadãos, por meio da assinatura de, no mínimo, 1% do eleitorado do Município, distribuídos em pelo menos metade dos distritos administrativos do Município.

5. O que é Mesa Diretora?

A Mesa Diretora é o órgão dirigente da Câmara, cuja função é administrar a casa e conduzir o processo legislativo, compondo-se do Presidente, do 1º e do 2º Vice-Presidentes, e dos 1º, 2º, 3º e 4º Secretários, eleita para um mandato de duas Sessões Legislativas.

6. O que é Comissão Executiva?

A Comissão Executiva da Câmara Municipal é composta pelo Presidente, 1º e 2º Secretários e possui as seguintes competências, dentre outras:

I – Iniciativa Privativa:

a) o regulamento geral, que disporá sobre a organização da Secretaria da Câmara, seu funcionamento, sua polícia, criação, transformação ou extinção de cargo, emprego e função, regime jurídico de seus servidores e fixação da respectiva remuneração, observados os parâmetros estabelecidos na Lei de Diretrizes Orçamentárias, praticar atos de execução das deliberações de Plenário, na forma do regimento; elaborar e expedir, mediante ato, a discriminação analítica das dotações orçamentárias da Câmara Municipal, como alterá-la, quando necessário; colocar à disposição de órgãos e entidades, mediante requisição, funcionários(as) da Câmara Municipal, com ou sem ônus, salvo para a Justiça Eleitoral; prestar informação a qualquer  munícipe  ou  entidade  em prazo máximo de trinta dias, a contar da data do recebimento do pedido por escrito, sobre qualquer  assunto acerca da Câmara Municipal, sob pena de responsabilidade; tomar todas as providências dos trabalhos administrativos;  promover a resenha dos trabalhos de cada período legislativo, para dar conhecimento à Câmara Municipal na última sessão do ano; determinar a reconstituição dos processos extraviados ou retidos indevidamente além dos prazos regimentais, a fim de que prossiga a sua tramitação;  providenciar o registro dos diplomas e termo de posse dos Vereadores e Vereadoras, em livros especiais, assim como dos(as) Suplentes, quando convocados; afixar em local público, de fácil acesso à população, a prestação de contas anual da gestão financeira da Câmara; e  promulgar os decretos legislativos e as resoluções.

7. O que é Recebimento de Proposição?

É o ato de admissão de proposição pelo Presidente da Câmara, desde que a mesma satisfaça os seguintes requisito s:

esteja redigida com clareza e observância da técnica legislativa.

8. O que é Técnica Legislativa?

É o padrão de estruturação do texto normativo, previsto na legislação específica e desenvolvido pelos setores de redação dos poderes legislativos.

9. O que é Requerimento?

É a proposição por meio da qual é solicitada a adoção de alguma providência.

10. O que é Tramitação?

Tramitação é o caminho que a proposição deve percorrer desde a sua apresentação até a sua conversão em Lei ou arquivamento.

11. Quais são os Regimes de Tramitação?

Regime de tramitação é o rito a ser observado na tramitação do Projeto na Câmara, e o Regimento Interno prevê três regimes de tramitação:

Ordinário;

Especial [Proposta de Emenda à Lei Orgânica, Projetos de Lei de Natureza Orçamentária, Projeto de Resolução de Reforma  do  Regimento  Interno,  Projeto  de  Lei  que  Fixa  a Remuneração  dos  Agentes  Políticos  (Prefeito,  Vice- Prefeito, Vereadores), Projeto de Decreto Legislativo que Julga as Contas do Chefe do Executivo e Veto a Proposição de Lei];

 

  • Urgência: o Prefeito pode solicitar que a Câmara aprecie com prioridade – 45 dias – projetos de lei de sua iniciativa, A principal diferença entre eles está relacionada aos prazos e às formalidades que a tramitação do projeto deve cumprir.

12. O que é Quórum?

Nos termos do glossário da Câmara dos Deputados: quórum é exigência constitucional ou regimental de número mínimo de parlamentares que devem estar presentes para a prática de determinado ato ou que devam se manifestar a respeito de determinada matéria.

13. Quais são os Quóruns de Votação?

O quórum de votação é aquele exigido para aprovar ou rejeitar uma matéria. Em regra, se exige quórum qualificado para aprovar a proposição. Contudo, pode ser exigido quórum qualificado para se rejeitar uma proposição,  por exemplo, o veto.

Os Quóruns de votação podem ser:

Maioria simples: é o quórum de aprovação para as matérias em geral. Presente a maioria dos membros da Câmara ou das comissões, as deliberações serão tomadas pela maioria dos votos.

  •  Quórum qualificado: é qualquer quórum superior ao de maioria simples, podendo ser de:

o     2/3 dos membros da Câmara,

o     3/5 dos membros da Câmara,

  •  Maioria dos membros da Câmara:

 

14. Quais são os Processos de Votação?

 

Os Processos de Votação são:

 

  • Simbólico: é a votação padrão. Na votação simbólica, o Presidente solicita aos vereadores que ocupem os respectivos lugares no Plenário e convida a permanecerem sentados os que estiverem a favor da matéria.
  • Nominal: é a votação utilizada quando se exige quórum qualificado para apreciação de uma proposição (2/3, 3/5 e maioria dos membros), ou quando o Plenário assim deliberar. Nesse processo de votação, é utilizado o painel

eletrônico.

15. O que é Distribuição de Avulsos?

É a distribuição de cópias dos documentos que dizem respeito ao processo legislativo: Proposta de Emenda à Lei Orgânica, Projeto de Lei, Projeto de Resolução, Projeto de Decreto Legislativo, requerimento, parecer. Representa o momento a partir do qual a proposição ganha publicidade.

16. O que é Emenda?

A emenda é uma proposição por meio da qual é possível alterar-se a forma ou o conteúdo de Projeto, no todo ou em parte, possibilitando a participação coletiva na elaboração da norma. A emenda está vinculada ao Projeto e, juntamente com este, deve ser discutida e votada em Plenário.

 

São classificadas em:

 

  •  supressiva, a que visa a excluir dispositivo do Projeto;

substitutiva, a que substitui dispositivo, denominando-se substitutivo quando visar a alterar o Projeto em seu todo;

ou seja, atinge outras proposições no seu conjunto.

 

  •  modificativa, a que visa a alterar parte definida de dispositivo; sem lhe alterar a substância
  •  aditiva, a que visa a acrescentar dispositivo ao Projeto;

o    subemenda, a que é apresentada a outra emenda, podendo ser de qualquer das espécies anteriores, res peitado o objeto e a abrangência daquela sobre a qual incide.

 

17. Quem pode apresentar Emenda?

Até o encerramento da discussão em 1º turno, as emendas podem ser apresentadas pelos Vereadores;

 

  •  pelas Comissões, incorporadas a parecer;
  •  pelo Prefeito,
  •  pela Mesa da Câmara ;
  •  pelos cidadãos, desde que subscrita por, no mínimo, 1% do eleitorado do Município.

 

18. Quem recebe as Emendas?

 

As emendas são recebidas pelo Presidente da Câmara, desde que satisfaçam os mesmos requisitos previstos para o recebimento de proposições, ou seja, estar redigida com clareza, com observância da técnica legislativa.

 

Também pelas Comissões Permanentes, quando for apresentada para complementar a proposta e seguira os procedimentos regimentais.

 

Além desses, para ser admissível, a emenda deve ser pertinente ao assunto contido na proposição principal, e incidente sobre um só dispositivo, a não ser que a modificação abranja dispositivos que tenham relação mútua, de maneira que ao se modificar um dispositivo, será necessário modificar os outros.

19. O que é Redação Final?

É a adequação – do texto do Projeto de Lei e respectivas emendas, após aprovação em Plenário – à técnica legislativa, com o objetivo de corrigir vícios de linguagem, impropriedades de expressão e erros materiais. A re dação final é feita pela Comissão de Legislação e Justiça, e Comissão de Economia e Finanças quando se tratar de projeto de lei orçamentário.

20. Após aprovado o que acontece com o Projeto de Lei?

É o nome dado ao projeto de lei aprovado pela Câmara, que é enviado ao Prefeito, para sanção ou veto, nos 15 (quinze) dias úteis após concluída a redação final.

Observações:

Para cópias em papel será cobrado o custo de reprografia.

Ao optar por receber as informações em mídia eletrônica, no momento da retirada trazer CD/DVD/PenDrive para efetuar a gravação.

A informação solicitada será disponibilizada em até 20 dias, podendo ser prorrogável por mais 10 dias.

Imprima ou envie por email.Print this pageEmail this to someone
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support